O aumento das chuvas nos últimos dias, nos leva a necessidade de redobrar os cuidados para que não haja a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que se desenvolvem em água limpa e parada. A Secretaria da Saúde de Ararendá, por meio do Setor de Endemias, reforça a a tenção que a população deve ter neste momento.
As recomendações são manter as áreas externas e os quintais sempre limpos. Não deixar descobertos objetos que possam acumular água da chuva como latas, garrafas, pneus velhos, vasilhas plásticas, copos descartáveis, brinquedos, e até mesmo tampinhas de garrafa, pois a fêmea do mosquito põe os ovos no mínimo de água possível.
Plantas como bromélias e suculentas, que acumulam água, também devem ser vistoriadas, assim como pratinhos e vasos de jardins. As ações de limpeza impedem a reprodução do mosquito.
O ciclo do Aedes aegypti, entre a eclosão do ovo o desenvolvimento e a forma adulta pode levar um período de oito dias, por isso a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, o ciclo de vida do transmissor é interrompido, e por consequência diminuindo a dengue, zika e chikungunya, doenças que podem matar.