Secretaria de saúde em mais um evento de capacitação

A secretaria municipal de saúde de Ararendá, começou ontem (13), uma capacitação envolvendo todos os agentes comunitários de saúde, juntamente com médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde – UBS.  A reunião teve como objetivos sensibilizar os profissionais de saúde sobre a identificação de novos casos de tuberculose e  fazer busca ativa de sintomáticos respiratórios.

A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública. É uma doença presente em todos os municípios do Brasil e que traz a necessidade de medidas eficazes no controle, combatendo assim a disseminação na população. Lembrando que a tuberculose é uma doença curável, que o tratamento não necessita de internação e a medicação é totalmente fornecida pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Na ocasião um dos assuntos mais discutidos foi o preconceito ainda muito presente e que atrapalha o tratamento, pelo medo da doença e pelo fato dos infectados não procurarem ajuda. Não tenha medo da tuberculose, tenha medo de não tratar a tuberculose, se você ou alguém da sua família apresenta tosse por tempo igual ou superior a três semanas, procure um posto de saúde.

 

 

 

 

Compartilhe!
Pular para o conteúdo