A secretaria de Educação do município Ararendá, em parceria com o governo estadual, implantou neste ano a versão do diário online, para substituir o antigo diário em papel utilizado pelos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Uma ferramenta de trabalho via web, que funciona pelo portal do professor da rede estadual do Ceará, o Professor Online.
Entre as funções, o diário online permite que os gestores das escolas acompanhem os planos de ensino e registros de frequência, aulas e avaliações dos professores. Esse sistema também gera relatórios mensais e anuais das informações preenchidas e permite acesso aos dados de até dois anos anteriores.
Esse recurso por meio da tecnológica, automatiza o processo e otimiza o tempo em sala de aula além de substituir milhares de diários físicos, o que representa economia de papel, preservação do meio ambiente. A aceitação dos profissionais está em crescente movimento, nos dias de hoje cerca de 15 mil professores estão cadastrados no programa.