Apicultura local recebe incentivo do Banco do Nordeste

A prefeitura de Ararendá recebeu na última sexta-feira (3), em seu gabinete, o agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, Kennedy Custódio, em reunião com o propósito de falar sobre o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), que irá atender a apicultura local.

Participaram da reunião, além do agente, o chefe de gabinete Eliezio Brandão, o vereador Mauricio Andrade, o presidente da associação dos apicultores Luís Rodrigues, a secretária de políticas agrícolas e agrarias do sindicato da agricultura familiar, Vandinha Gomes, o professor Germano Sousa e o senhor Elvis Rodrigues da secretaria de agricultura de Ararendá.

Essa foi a primeira reunião, e teve como objetivo a implantação do Prodeter, e a apresentação de estratégias para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de mel no município e território.

A atuação e metodologia do projeto consiste em conhecer, facilitar, articular e induzir ações relativas à Política de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste, em consonância com o direcionamento estratégico do município, a partir da efetivação, por parte de parceiros, de planos de ação em nível local e territorial, fortalecendo as atividades econômicas, no caso a apicultura, visando à estruturação de financiamentos de riscos.

Dentre as metas estipuladas estão: incorporar inovações tecnológicas de baixo custo, trabalhar a organização dos apicultores, implementar novos métodos de produção e capacitação de pessoas para a área. E em consequência dessa coordenação aumentar a produção e a qualidade de vida dos produtores.

Uma parceria de extrema importância pois Ararendá está entre um dos grandes produtores de mel da região. Segundo o agente Kennedy Custódio, a colaboração de todos os envolvidos no setor como apicultores, a população, parceiros, gestores, sindicatos da agricultura familiar, Ematerce são fundamentais para o sucesso do programa.

 

Compartilhe!
Pular para o conteúdo