Primeira colheita de mel de Ararendá passa de nove mil quilos

O prefeito Aristeu Eduardo e o secretário Adail Marques, da secretaria de agricultura de Ararendá, comemoram a boa safra de mel deste ano, que terá uma produção recorde. Com expectativa de colher entre 30 a 35 mil quilos do produto.

Na semana passada, a associação de apicultores de nosso município, vendeu nove mil quilos de mel já na primeira colheita. Adail Marques, atribui essa boa fase a dedicação do grupo, ao bom inverno que estamos tendo e o apoio da gestão municipal, sempre atendendo as reivindicações das associações ligadas a agricultura familiar, como é o caso da associação.

Para chegar a esses a estes números de produção, o caminho seguido foi o da organização e união, sempre adotando as normas estabelecidas pelo estatuto criado pelos associados, que contam com sua própria casa sede onde são feitas reuniões e cursos. Graças ao bom trabalho desenvolvidos hoje eles contam com 1600 colmeias todas povoadas no ponto de colheita.

A Casa do Mel localizada na comunidade de Saramanta, é o ponto onde são feitos os beneficiamentos do mel, tratamento para comercialização, lembrando que além do mel, existe a produção de cera de abelha, do pólen e em breve da geleia real, que no momento está em estudo.

Uma das metas futuras do grupo é transformar a associação em uma cooperativa. E assim trazer mais agricultores familiares de outras culturas fortalecendo este seguimento tão importante.