Ararendá recebe o XIII Seminário Regional de Fortalecimento do Selo Município Verde

Representantes dos municípios de Poranga, Catunda, Nova Russas, Tamboril e Ipu foram recebidos pela secretaria de meio ambiente de Ararendá nesta quinta-feira,28, para participarem do seminário de estruturação para garantir o Programa Selo Município Verde – PSMV. O seminário foi ministrado por Massília Albano, técnica da secretaria de meio ambiente do Estado do Ceará e uma das coordenadoras do programa.

O prefeito Aristeu Eduardo tem como uma das metas de sua gestão alcançar selo município verde, pois é um programa de Certificação Ambiental Pública, um reconhecimento de extrema importância pois identifica os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas e resultados comprovados na preservação ambiental.

Para garantir o selo é preciso atender critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações. Os municípios são avaliados a cada dois anos, para isso é necessário documentos comprobatórios que sigam os cinco eixos temáticos: política municipal de meio ambiente, saneamento ambiental e saúde pública, recursos hídricos, agricultura sustentável e biodiversidade.

Após a avaliação documental os municípios recebem visita local de técnicos da SEMA e de representantes do Comitê Gestor para averiguação das informações, assim garantem a credibilidade e transparência de todo o processo de implantação, funcionamento e controle das atividades que atestam e conferem a certificação ambiental Selo Município Verde.

 

Compartilhe!
Skip to content