A prefeitura de Ararendá por meio da secretaria de saúde realizou nesta sexta-feira, 22, uma manhã de ações com foco na Campanha Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo do útero, uma das doenças que mais mata mulheres por câncer no mundo. O evento aconteceu na Academia da Saúde, na Sede de Ararendá, onde foram realizados atendimentos voltados a saúde da mulher principalmente com orientações a respeito da prevenção.
Segundo a enfermeira e coordenadora da atenção básica de saúde, Socorro Silva, o exame preventivo é muito importante. “Os exames podem detectar o câncer do colo de útero, o Papanicolau é o mais conhecido, se a paciente for diagnosticada precocemente o câncer é curável na quase totalidade dos casos.” Ressaltou.
Outra importante informação repassada foi sobre fatores o que levam ao desenvolvimento da doença, que transmitida pelo vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), infecta a pele e mucosas por meio de relações sexuais sem segurança. Na ocasião, as participantes tiveram acesso a vacinação de dt e hepatite B, testes glicêmicos, aferição da pressão, atendimento de fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais e de educadores físicos.
Outras informações:
No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de útero é o terceiro tipo de câncer mais comum, depois do câncer de mama e de colorretal. Atinge, em sua maioria, mulheres entre 45 e 49 anos de idade. A região Norte do país tem o maior caso de incidência da doença.