Ararendá foi reconhecido como um dos primeiros municípios a pagar o reajuste do piso nacional aos agentes de saúde e agentes de endemias. O reconhecimento saiu em uma relação liberada e aprovada pela Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS) e pela Federação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Estado Ceará (FEDAACSE), que representam as categorias.
A Lei Federal de número 13.708/2018, foi promulgada em definitivo em 23 de agosto do ano passado, no Diário Oficial da União. O Prefeito, Aristeu Eduardo, na época, encaminhou o projeto para a Câmara Legislativa, em acordo com Lei Federal e teve o respaldo positivo do legislativo de nosso município, aprovando o reajuste.
O projeto prevê ainda que a partir de 1º de janeiro de 2022 o piso salarial das duas categorias será reajustado anualmente de acordo com as condições de repasse dos recursos financeiros transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS) e o comprometimento do Departamento de Atenção Básica (DAB) do Ministério da Saúde.