A saúde pública, no contexto geral, enfrenta muitos desafios, principalmente na atenção aos pacientes que necessitam de atendimentos diariamente, e que são recebidos pelas equipes de saúde na Sede, Distritos e Interior. Os desafios não são menores na questão de cirurgias eletivas, pois a demanda reprimida que aguarda em filas de sistemas de regulação do nosso estado é imensa.
Sensível a isso, e sempre com muita atenção e trabalho dedicado à Saúde de Ararendá, o prefeito Aristeu Eduardo sob a coordenação da secretária de saúde Jacira Alves viabilizou a implantação de um programa de cirurgias eletivas no Município, o olhar foi voltado para as pessoas que aguardavam cirurgias de Catarata, tendo em vista que o programa desenvolvido no âmbito do SUS não atende à demanda na sua totalidade.
Nesse sentido, a secretaria de saúde realizou tiragens e buscas de casos mais urgentes, encaminhou os pacientes para avaliação oftalmológica e proporcionou 22 cirurgias de catarata. Pagas com recursos próprios, as cirurgias ocorreram nesta sexta-feira (22) na Oftalmoclinica, sob cuidados de profissionais especializados.