Agricultores estão otimistas com chuvas em Ararendá, reservatórios aumentam seu aporte hídrico

Em pouco mais de dez dias do mês de abril os principais reservatórios do Município de Ararendá já apresentam bom aporte hídrico. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME já choveu no Município cerca de 559,2mm. Somente no mês de abril de 2018 choveu 147mm faltando apenas 11mm para bater os resultados do mês de abril do ano passado onde choveu no Município apenas 158,1mm. A média de precipitações do município é 735mm.

Com as boas chuvas banhando o Município a expectativa por uma boa safra aumenta. Segundo dados da Ematerce em 2017 foram colhidos em Ararendá cerca de 2.268 toneladas de milho e 96 toneladas de feijão, esses números devem aumentar nesse ano de 2018, segundo a empresa.

A Prefeitura de Ararendá monitora constantemente a situação hídrica do Município e os seus principais reservatórios, a fim de assegurar o abastecimento da população. Para a quadra invernosa desse ano algumas preocupações foram tomadas como a construção de cisternas em escolas e a ampliação dos açudes e barragens do município.  A previsão é de que mais chuvas caiam no Município nos próximos dias pois as condições meteorológicas continuam favoráveis à ocorrência de precipitações. A posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que está localizada no norte do Estado, e ainda a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN) próximo à costa leste da região Nordeste devem proporcionar mais chuvas para nossa região.

Compartilhe!
Pular para o conteúdo