Vacina contra febre amarela está disponível na rede pública de saúde de Ararendá

Ararendá bem como o Estado do Ceará não correm risco de casos de febre Amarela. Mas cearenses que viajam muito e têm contato com áreas consideradas de risco devem se vacinar. Basta se dirigir a uma das Unidades Básicas de saúde com documento de identificação com foto e o cartão de vacinação, a vacina é gratuita e totalmente eficaz contra a doença e a imunização deve ser feita dez dias antes da viagem.

São consideradas áreas de risco locais que têm matas e rios onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente. A vacinação é recomendada para crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos de até 59 anos que residem ou se deslocam para os município dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A Secretaria de Saúde de Ararendá informa que, conforme orientação do Ministério da Saúde, adota neste ano, mudanças para o Calendário Nacional de Imunização. As alterações, direcionadas para a ampliação da faixa etária para algumas vacinas, entraram em vigor nos postos de saúde de Ararendá.

O Ministério da Saúde passa a disponibilizar a segunda dose da vacina Varicela (atenuada) para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A vacinação nesta faixa etária visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, além de aumentar a proteção deste grupo alvo contra varicela, prevenindo ainda a ocorrência de surtos de varicela, especialmente em creches e escolas. A primeira dose da varicela é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou varicela atenuada.

A Vacina Meningocócica C (conjugada) agora passa a ser disponibilizada também para Adolescentes de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A outra mudança refere-se a pessoas que irão viajar para fora do Estado do Ceará com a inserção de novas áreas de recomendação para a vacina da Febre Amarela. Foram inseridos territórios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia. Em caso de viagem para às áreas endêmicas, a população, na Idade de 9 a 59 anos, deve apresentar o comprovante da passagem de destino na Secretaria de Saúde.

Compartilhe!
Skip to content