Prevenir as práticas ilícitas durante a formação de crianças e adolescentes, além de oportunizar o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã, tem sido uma missão diária da Prefeitura de Ararendá através da Secretária de Ação Social. O núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) na sede tem acolhido semanalmente aproximadamente 30 crianças e adolescentes para os treinos de capoeira, expressão cultural brasileira que mistura artes marciais, esporte, cultura e música.
Para o secretário de Assistência Social, Rodrigo Sousa, que entregou na última semana coletes do Projeto Capoeira para as Crianças. Os diversos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, espalhados pelo município, tem atribuições socioeducativas que visam contribuir para a formação dos usuários.
“O SCFV tem um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, objetivando o alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais,” explicou o Secretário.
Além dos três núcleos da Sede, o projeto também atende as comunidades de Veremos, Itaurú e distrito de Lagoa de Santo Antônio, com três Núcleos. O SCFV realiza atendimento a crianças e adolescentes, visando garantir especialmente o direito à convivência familiar e comunitária. O programa ocorre por meio de trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências.
Buscando desenvolver o sentimento de pertencimento e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. No caso do núcleo de Lagoa Santo Antônio a escolinha Craques da Bola, tem proporcionado benefícios físicos e psicológicos para os assistidos pelos SCFV e dispõem de oficinas de artesanato, música, entre outros.