A Prefeitura de Ararendá, através da Secretaria de educação, visando a melhoria da educação municipal, aderiu ao programa de educação contextualizada, um projeto da WE WORD, em parceria com Caritas Brasileira. O projeto é patrocinado pela União Europeia e tem como objetivo trabalhar a educação das crianças e jovens de forma contextualizada, ou seja, levando em conta o cotidiano, a realidade e as experiências vividas no nosso semiárido.
O projeto que será inserido dentro da atual pedagogia municipal ajudará os alunos nos mais diversos âmbitos do ensino ajudando na construção da cidadania e da sua identidade cultural, além de desenvolver uma consciência dos alunos da importância do saber, em nosso sertão cearense, valorizando nossas riquezas, cultura, nossa identidade, buscando politicas públicas e tecnologias de convivência.
A escola escolhida para ser a piloto do projeto foi a Escola Firmino José, do Distrito de Lagoa de Santo Antonio, que recebeu nesta semana a visita dos representantes da WE WORD e dos técnicos da Caritas de Crateús, Lucieudo e Edimaria, que conversaram com os professores, Coordenadores da SEDUC e o Secretario de Educação, Alécio Almeida. No evento foi discutido as propostas do projeto e desenvolvendo um plano de trabalho para ser aplicado na instituição de ensino.