A Secretaria de Saúde reuniu os profissionais de saúde do município na última semana no plenário da câmara municipal de Ararendá. O objetivo do encontro era articular a retomada dos grupos antitabagismo. A rede vai contar com profissionais que já realizaram a formação como Nutricionistas, Fonoaudiólogo ,enfermeiros, psicólogos e médicos.
No município pessoas já manifestaram o desejo de participar da iniciativa com a meta de parar de fumar. “Com mais profissionais aptos a orientar os interessados em parar de fumar, a rede municipal de saúde poderá ajudar a prevenir complicações decorrentes deste vício, como infarto, acidente vascular cerebral, além de vários tipos de câncer”, explicou a responsável pelo programa, Karla Freitas.
Segundo o Ministério da Saúde, o índice de fumantes no Brasil caiu 30,7% nos últimos nove anos. O Brasil ocupa o oitavo lugar no ranking de número absoluto de fumantes (7,1 milhões de mulheres e 11,1 milhões de homens), mas a redução coloca o País entre os campeões de quedas do volume de pessoas que consomem tabaco.
Os interessados em participar dos grupos de antitabagismo devem se dirigir a Secretaria Municipal de Saúde situada na Rua Henrique Soares, S/N – Centro, Ararendá Ceará ou lugar pelo telefone (88) 3633-1039.