Centro amigo do idoso realiza atividades de convivência

idosos-ararenda

No Município de Ararendá a transformação na estrutura etária populacional já é uma realidade. O novo perfil populacional demanda ações efetivas e integradas da Prefeitura para garantir o envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e também uma nova postura diante do envelhecimento. Pensando nisso vários idosos são atendidos pelo Centro Amigo do Idoso, coordenado pela Secretaria de Ação Social e Trabalho o projeto propõe ações intersecretariais voltadas à proteção, educação, saúde e participação da população idosa do Município.

No centro são realizadas atividades culturais e sociais e tem um grande espaço para convivência como salão de dança e espaço para artesanato. Todos os serviços são gratuitos. Segundo o Secretário da pasta Rodrigo Sousa o projeto é um reflexo da gestão do Prefeito Aristeu no cuidado com a melhor idade. “O Prefeito sempre tem tido uma atenção maior para com os idosos, sempre tem me perguntado sobre o projeto e dado total apoio.” Ressaltou.

O conceito de “envelhecimento ativo” da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseia-se em dar aos idosos independência, participação, assistência, autorrealização e dignidade. Para a Prefeitura, significa oferecer aos mais velhos a oportunidade de conviver em sociedade e ter saúde física e mental – por isso, o projeto tem como base quatro pilares de atuação: proteção, educação, saúde e participação.

Compartilhe!
Pular para o conteúdo