Quem tem na família alguma pessoa de cama devido a problemas de saúde sabe o quanto é desgastante o período de tratamento e, principalmente, como o tratamento humanizado é fundamental para garantir o sucesso na recuperação e qualidade de vida. Em Ararendá, isso é uma realidade com um serviço pioneiro disponibilizado pela Secretaria de Saúde. Trata-se do trabalho da Seção de Atendimento Domiciliar.
O serviço é destinado tanto a acamados com baixa complexidade clínica, como aqueles com necessidade de maiores cuidados, como por exemplo sequelas de AVC (acidente vascular cerebral) ou complicações que demandam curativos.
“Com esse serviço conseguimos diminuir o tempo de internação de pacientes que tenham condições de serem tratados em casa, diminuindo os riscos de infecções hospitalares, havendo também um avanço na cicatrização das escaras. O paciente se recupera melhor em casa, com conforto para ele e a família”, detalha o medico do Atendimento, Neto Rosa.
Equipe multidisciplinar
O Atendimento é oferecido diretamente aos pacientes, com o médico, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem além dos agentes comunitários de saúde.
Após o recebimento da solicitação, é agendada uma visita para avaliação clínica e de admissão. Há casos em que a equipe visita o paciente uma vez ao mês e outros onde é necessário até duas visitas diárias. Com o trabalho permanente, equipe, familiares e pacientes acabam estreitando laços de confiança e interferindo positivamente no tratamento.