A merenda escolar do município de Ararendá alimenta com qualidade todos os dias os alunos da rede de ensino. Os alimentos que chegam à mesa das escolas e centros municipais de educação infantil passam por um planejamento nutricional, garantindo a qualidade das refeições. O cardápio conta com frutas, verduras, legumes, hortaliças, proteínas, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, incentivando também os bons hábitos alimentares. Os alunos contam com refeições completas, as quais garantem um melhor aprendizado e uma vida mais saudável às crianças de nosso Município.
A merenda escolar possui uma nutricionista responsável por elaborar os cardápios adequados de acordo com a Lei 11.947 do PNAE. Depois disso, são feitos os pedidos de produtos para as empresas licitadas, e 30% dos Alimentos são comprados de pequenos produtores locais, advindo da agricultura familiar, e assim que entregues são distribuídos para as escolas. Nas escolas, as merendeiras são responsáveis por verificar se existem alimentos no estoque que não foram utilizados e não precisam ser novamente adquiridos.
Todas as medidas são tomadas para que não haja desperdício de alimentos nas escolas e que as refeições sejam de qualidade. Cada escola informa o número de alunos matriculados, de acordo com esse número é enviada a quantidade de alimentos necessários.
O espaço da PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) de Ararendá, que coordena a merenda escolar de toda a Rede de Municipal de Ensino. O Programa Nacional de Alimentação Escolar garante alimentação escolar todos os alunos matriculados na Rede. De acordo com a FNDE (Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação), o objetivo do programa é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis.