Ararendá: Níveis dos reservatórios sobem após primeiro trimestre de chuvas

chuvas-ararenda

O Município de Ararendá, assim como toda a região têm recebido um volume considerável de precipitações nos últimos três meses. Março se apresentou como o mês de maior precipitação de chuvas no Município atingindo uma média de 281,0mm observados, seguido de fevereiro com 197,0mm e janeiro que apresentou média de 73,2mm.

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia – FUNCEME as chuvas nessa região foram causadas por fenômenos típicos da época como consequência da atuação direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações no Estado durante a Quadra Chuvosa.

Dessa forma, As chuvas que ocorreram em Fevereiro e Março contribuíram para melhorar as condições de seca no Município, onde houve uma redução da intensidade da seca bem como alteração nos impactos que eram de curto e longo prazo, ficando com impactos apenas de longo prazo.

Com as precipitações rotineiras, vários reservatórios do Município receberam grandes quantidades de água provenientes de riachos e pequenos córregos, alguns chegaram a transbordar como é o caso do Açude situado na comunidade de Cosmos. Outros açudes estão atingindo sua capacidade máxima, o que deve acontecer ainda nesse mês de abril onde a Funceme aponta 40% de chances de chover em torno da média Histórica.

Compartilhe!
Skip to content