Os agentes de endemias de Ararendá começaram nesta semana um trabalho mais intenso no combate a dengue com visitas domiciliares e distribuição de redes de proteção destinadas as caixas D’água. A ação faz parte do plano de enfrentamento da Prefeitura para conter a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, vírus zika e febre chikungunya. A aplicação de telas em caixas d’água sem tampa é realizada pelo morador ou por agentes do Setor de Endemias e Zoonoses em parceria com os Agentes de Saúde dos PSFs, que estão mobilizados no enfrentamento do mosquito.
O telamento é uma ação preventiva que tem foco em recipientes que armazenam água limpa ou potável. Assim, caixas d’água, tonéis e piscinas são os principais alvos dos fiscais. A grande maioria dos focos de larvas do mosquito estão dentro das casas, em locais que muitas vezes não são verificados pelos moradores e viram criadouros. Por isso, intensificamos as visitas domiciliares, inclusive telando as caixas, mas a população é a principal força para eliminarmos essas doenças.
Nos últimos dois meses foram distribuídos mais de 950 metros de telas em Ararendá. O cidadão que quiser adquirir a tela de proteção deve se dirigir a Sede do Setor de Endemias e zoonoses de Ararendá situado na Rua Antonio Soares Mourão, Centro. Ainda nesta semana o setor de endemias realizará um levantamento rápido do índice de infestação do mosquito. O setor visitará áreas previamente demarcadas e quarteirões estratégicos para adquirir os dados que devem ajudar no combate a dengue.