Nesta quarta-feira (08) aconteceu no plenário da Câmara Municipal o primeiro contato de capacitação do projeto de implementação da coleta seletiva. O município de Ararendá foi contemplado, junto com oitos Municípios do Estado pelo plano Regionalizado de coleta seletiva, para proposta de fazer a Gestão integrada de resíduos sólidos. O projeto prevê ações de sensibilização, apoio ao processo organizacional para a constituição de cooperativa ou associação de catadores e a aquisição de equipamentos para a implementação da coleta seletiva.
A coleta seletiva é uma das etapas mais importantes da reciclagem, funcionando como um processo de educação ambiental, pois atua na seleção dos materiais que se inicia todo o trabalho. Além disso, sensibiliza a comunidade sobre o problema do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Trata-se de um sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos.
Se implantado, o Governo Municipal entrará com sua contrapartida que inclui um espaço físico para o processo de Seleção dos Materiais, e a mobilização Social no município, com os profissionais da Assistência Sociais, que promoverão esta Assessoria, junto aos trabalhadores, mantendo Contato direto com os órgão ligados a este projeto de Cunho Ambiental, e um investimento para melhoria na Saúde bem como Geração de Emprego e Renda.
Estiveram presentes representantes da Secretaria das cidades, o Fundo de Direitos Difuso (FDID),o Vice Prefeito Luis Melo, o Ambientalista e Professor Vanderlei Marques, representantes de vários seguimentos dá sociedade Civil, catadores de materiais recicláveis, Educadores, vereadores e Nicole Sousa representante da empresa de implementação.