Prefeitura realiza campanha em alusão ao dia mundial de combate a AIDS

combate-aids

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o Governo Municipal de Ararendá através da Secretaria da Saúde realizará dois dias de ações voltadas à prevenção e o combate ao Vírus da Imunodeficiência Humana. Em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município estarão sendo realizados testes rápidos para identificar a presença do vírus HIV.  O diagnóstico precoce contribui para a melhora do tratamento e da qualidade de vida da pessoa que vive com essa doença permitindo que o paciente comece o seu tratamento no momento certo. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os resultados, é feito outro teste com um terceiro para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário.

A AIDS

A AIDS é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e é causada pelo vírus HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a doenças mais graves como tuberculose ou câncer.

Compartilhe!
Pular para o conteúdo