Com o tema “A função social da Cidade e da propriedade”, a V Conferência Municipal das Cidades foi realizada no Espaço da Câmara Municipal de Ararendá na manhã desta quinta-feira (16). O evento contou com a participação do Vice prefeito Dr. Luis Melo, representantes da sociedade civil organizada, de denominações religiosas, associações, membros de Conselhos, ONG’S, vereadores e secretários municipais.
O evento é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, que serárealizada ainda em janeiro 2017 , e a etapa Nacional, a ser realizada em março em Brasília – DF. Na Conferência a palestra magna foi proferida pela , membra do Conselho Estadual das Cidades, Guaracimeire Matos. “O tema é de relevante importância para a sociedade. Aqui os cidadãos podem estar apresentando suas propostas para a cidade que ele tem, e a cidade que ele quer ter no futuro. abordamos sobre infraestrutura, saneamento da cidade, resíduos sólidos, aterro sanitário, mobilidade, acessibilidade, trânsito, plano diretor, regularização fundiária, saúde, educação e todas as políticas públicas inerentes ao desenvolvimento urbano. Por isso, é importante a participação da sociedade civil organizada, através das associações de moradores, movimentos populares, sindicatos, igrejas, associações e do poder público”, destacou.
O secretário de ação social do Município, Rodrigo Sousa, destacou a importância da Conferência. “Temos consciência dos grandes desafios que as cidades brasileiras enfrentam hoje, e da problemática que envolve a vida das pessoas. É necessária a participação efetiva do povo, pois as administrações públicas sem a participação popular não tem como levar à frente de fato a contemplação das necessidades fundamentais.”, pontuou.
Após a palestra, os participantes se reuniram em grupos e discutiram propostas de âmbito estadual e municipal. Após serem apresentadas à Plenária, foram aprovadas. Em seguida, aconteceu a eleição dos delegados que irão representar o município de Ararendá durante a Conferência Estadual das Cidades, a ser realizada no começo de 2017.