Prefeitura de Ararendá leva atendimentos de saúde para os moradores de Lagoa Grande

O Município de Ararendá continua a implementar políticas públicas de acesso a saúde. Nesta segunda-feira ( 25) a equipe de profissionais do município através do PSF – Sede Rural esteve na localidade de Lagoa Grande, na zona rural de Ararendá, para mais um dia de atendimentos. Os moradores locais e de comunidades adjacentes tiveram a oportunidade de ter mais próximo, assistência com atendimento médicos, palestras, aferição de sinais vitais, exercícios e orientações de fisioterapia. Os pacientes também tiveram a sua disposição os medicamentos básicos para tratamentos de doença conforme a prescrição médica.

Segundo a Secretária de Saúde Jacyra Eduardo, as visitas serão realizadas uma vez por mês nas localidades pré-agendadas. Um dos critérios de escolha da equipe é a dificuldade no acesso e o número de pacientes atendidos pelo programa saúde da família, o objetivo, segundo a secretária, é atender mais pessoas e garantir seu direito básico a saúde.

 

Projeto Escolinha Bom de Bola incentiva práticas esportivas e de socialização para jovens de Ararendá

A Prefeitura Municipal de Ararendá Através da Secretaria da Juventude, Cultura e Desporto vem proporcionando uma opção saudável para as crianças e adolescentes do nosso município com  o projeto:  Escolinha Bom de Bola. A iniciativa contempla crianças e adolescentes, onde a Secretaria disponibiliza além dos profissionais todo o material esportivo necessário para a realização das atividades.

São mais de 30 crianças e adolescentes assistidos pelo programa em Ararendá beneficiando inclusive crianças que vivem em vulnerabilidade social. A atual gestão que tem a frente o Prefeito Aristeu Eduardo vem ofertando para crianças e adolescentes de Ararendá projetos na área da educação, cultura e assistência social a exemplo do projeto escolinha bom de bola. São iniciativas que visam a integração e a formação de cidadãos de bem.

 

Escola Francisco Mourão Lima promove Feira de Ciências

A Escola de Ensino Fundamental Francisco Mourão Lima, localizada na Sede do Município, está promovendo a 3ª Feira de Ciências nesta sexta-feira (15), das 8 às 17 horas. O evento acontece nas dependências da própria escola e tem como tema “Pequenos  grandes Cientistas.”

A abertura do evento teve a apresentação banda de música do Município de Ararendá e  contou com  presença o do vice Prefeito Dr. Luiz, que representou o Prefeito Aristeu Eduardo, além de técnicos da SEDUC e do secretario de educação ,Alécio Almeida. Segundo o gestor da pasta, é fundamental despertar nos alunos o gosto pelo aprendizado. “Apresentar a ciência como algo prático e próximo dos alunos durante a vida é parte essencial desse processo.” Afirmou o Secretário.  Em seguida, às 9h40, aconteceu  o início da exposição dos projetos elaborados pelos estudantes.

O evento tem como principais objetivos a promoção do desenvolvimento criativo e capacidade investigativa nos estudantes, conhecimento científico, execução de projetos, divulgar o avanço científico-tecnológico educacional e fortalecer os vínculos entre a Escola e a comunidade, por meio da produção científica de estudantes do da instituição.

 

Assentamento Itaurú começa a receber obras de pavimentação

A Prefeitura de Ararendá continua a realizar no Município uma nova etapa de pavimentações tendo como objetivo a melhoria da infraestrutura na sede e no interior. A equipe de obras começou nesta semana a implantar na comunidade de Assentamento Itaurú um projeto de pavimentação em pedra tosca com meio fio de concreto e drenagem superficial.

O projeto realizado em Itaurú será o mais amplo dessa etapa de obras contemplando 5.634m2  de pavimentação, uma área correspondente a dois campos de futebol oficiais.  Um investimento  na ordem de R$ 186 mil reais beneficiando a avenida principal da comunidade e a Rua da Igreja.

 

Prefeitura distribui 17 kits natalidade para mamães do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Prefeitura de Ararendá por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho realizou na manhã desta quinta-feira (21) mais um encontro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que tem bjetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários ararendaenses.

No evento aproximadamente 17 futuras mamães receberam seu Kit natalidade contendo produtos necessários para os primeiros dias do bebê. Essas mamães são atendidas diretamente pela equipe de assistência social do Município. O encontro do grupo de gestantes é uma forma de promover o bem estar, o equilíbrio emocional e autoconhecimento sobre gestação.

 

Prefeitura conclui obras de pavimentação de Ribeiro

A atual gestão está entregando aos ararendaenses mais uma obra de pavimentação no Município, desta vez na comunidade de Ribeiro, Zona Rural de Ararendá. A obra recebeu investimentos na ordem de R$ 108 mil reais e inclui além da pavimentação em pedra tosca, meio fio de concreto e drenagem superficial.

A obra, uma antiga reivindicação dos moradores da comunidade,  recebeu 2.394m2 de pavimentação acabando de forma definitiva com a poeira no verão e com a lama que dificultava o trânsito de pedestres e veículos no inverno. Ainda dentro do maior projeto de pavimentação executado em Ararendá, nessa última semana, foram iniciadas as obras de pavimentação no Assentamento Itaurú onde serão construídos 4.423m2 de pavimentação em pedra tosca.

“Em meio às dificuldades financeiras que o nosso País está passando, estamos trazendo investimentos para melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos moradores de Ribeiro e das demais localidades beneficiadas, isso se chama compromisso. Ribeiro está recebendo a primeira obra de infraestrutura em quase 20 anos, um marco a ser comemorado por todos.”, disse o prefeito Aristeu Eduardo.

 

Jovens do Programa Primeiro Passo tem aula inaugural

 

A Prefeitura Municipal de Ararendá por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social fez a entrega do material Didático para os jovens do programa Primeiro Passo. O kit entregue para os participantes contem uma pasta, lápis, caneta,  borracha, apontador, apostilas dos módulos e blusa para o fardamento.

O programa primeiro passo beneficia cerca de 20 jovens estudantes com curso básico e avançado de informática além de uma bolsa de estudos mensal. O objetivo é resgatar, capacitar e inserir o jovem no mercado de trabalho, em nosso Município.

Os  Cursos de informática básica serão ministrados em quatro módulos: Windows, Word, Excel e Internet que acontecem de segunda a Sexta-feira, das 18h às 22h, No Centro de Convivência e Fortalecimento de vinculo-SCFV.

 

A Prefeitura Municipal de Ararendá por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social fez a entrega do material Did…

Publicado por Prefeitura de Ararendá em Quarta-feira, 20 de setembro de 2017

 

Prefeitura implanta programa Criança Feliz em Ararendá

No município de Ararendá, cerca de cem famílias serão beneficiadas pelo Criança Feliz. O programa prevê visitas de profissionais qualificados a realizarem atividades de estímulo físico e mental com os pequenos, de acordo com a necessidade de cada inscrito. Serão escolhidas crianças na faixa etária de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família, e as de até 6 anos que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Essas visitas podem ser semanais, quinzenais ou mensais.

Nesta quarta-feira (06) aconteceu o encerramento da formação dos visitadores e dos supervisores do programa. A atuação dos profissionais e, sobretudo, a preparação para as visitas domiciliares e a supervisão sistemática são fundamentais para se viabilizar e qualificar as atenções contempladas pelo Criança Feliz, o que exige iniciativas voltadas à ampliação de competências profissionais (conhecimentos, habilidades e atitudes).

O programa articula ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos, tendo como fundamento a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016 – conhecida como Marco Legal da Primeira Infância. O programa conjuga esforços de diferentes esferas de governo e reconhece a capacitação e a educação permanente como ação estruturante para a implementação e qualificação da atenção às famílias com gestantes e crianças na primeira infância.

 

Extinção da comarca de Ararendá: Prefeito Aristeu, vice prefeito Dr. Luiz e vereadores participam de audiência pública em Fortaleza

Nesta segunda-feira (18)  o Prefeito Aristeu Eduardo e o vice prefeito Dr. Luiz, reunido com os vereadores municipais estiveram na capital cearense para participar de uma audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará através da Comissão de constituição e Justiça (CCJR) tendo como discursão a exclusão de comarcas no interior. Essas modificações estão previstas no projeto de lei nº 73/2017, oriundo da mensagem nº 6/17, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O projeto prevê, entre outros pontos, a transferência de unidades judiciárias consideradas subdemandadas.

Prefeito Aristeu discursa na Assembleia Legislativa do Ceará

O Prefeito Aristeu também discursou no evento e ressaltou que a mudança seria um retrocesso para os municípios  destacando o exemplo de Ararendá. Para o gestor, o Município possui várias comunidades interioranas e a mudança da comarca para Nova Russas dificultava o translado do cidadão que precise de atendimento. “Ararendá tem mais de 10 mil habitantes e atende a atual legislação em vigor para permanecer como comarca. Vamos acompanhar de perto o andamento do projeto. O dever do parlamento é criar leis que venham a ajudar a população e jamais prejudicar.” Destacou o Prefeito.

Esta é a primeira de três audiências públicas sobre o tema – as outras duas serão realizadas pelas Comissões de Orçamento, Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público.

 

Prefeitura adotará educação contextualizada no Ensino Público

A Prefeitura de Ararendá, através  da  Secretaria de educação, visando a melhoria da educação municipal, aderiu  ao  programa de educação contextualizada, um  projeto da WE WORD, em parceria com  Caritas  Brasileira. O projeto é patrocinado  pela União Europeia e tem  como  objetivo trabalhar a educação das crianças e  jovens de forma contextualizada, ou seja, levando em conta o cotidiano, a realidade e as experiências vividas no nosso semiárido.

O projeto que será inserido dentro da atual pedagogia municipal ajudará os alunos nos mais diversos âmbitos do ensino ajudando na construção da cidadania e da sua identidade cultural, além de desenvolver uma  consciência dos  alunos da importância  do saber, em nosso sertão  cearense, valorizando nossas  riquezas, cultura, nossa identidade, buscando politicas públicas e tecnologias de  convivência.

A escola escolhida  para  ser a piloto do projeto foi a Escola Firmino José, do  Distrito de Lagoa de Santo Antonio, que recebeu  nesta semana a  visita dos  representantes da WE WORD e dos técnicos da Caritas de Crateús, Lucieudo e Edimaria, que conversaram com os professores, Coordenadores  da SEDUC  e o Secretario de  Educação, Alécio Almeida. No  evento foi discutido as propostas do  projeto e desenvolvendo  um plano de trabalho para  ser aplicado na  instituição de ensino.