Vacina contra febre amarela está disponível na rede pública de saúde de Ararendá

Ararendá bem como o Estado do Ceará não correm risco de casos de febre Amarela. Mas cearenses que viajam muito e têm contato com áreas consideradas de risco devem se vacinar. Basta se dirigir a uma das Unidades Básicas de saúde com documento de identificação com foto e o cartão de vacinação, a vacina é gratuita e totalmente eficaz contra a doença e a imunização deve ser feita dez dias antes da viagem.

São consideradas áreas de risco locais que têm matas e rios onde o vírus e seus hospedeiros e vetores ocorrem naturalmente. A vacinação é recomendada para crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos de até 59 anos que residem ou se deslocam para os município dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A Secretaria de Saúde de Ararendá informa que, conforme orientação do Ministério da Saúde, adota neste ano, mudanças para o Calendário Nacional de Imunização. As alterações, direcionadas para a ampliação da faixa etária para algumas vacinas, entraram em vigor nos postos de saúde de Ararendá.

O Ministério da Saúde passa a disponibilizar a segunda dose da vacina Varicela (atenuada) para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A vacinação nesta faixa etária visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, além de aumentar a proteção deste grupo alvo contra varicela, prevenindo ainda a ocorrência de surtos de varicela, especialmente em creches e escolas. A primeira dose da varicela é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) ou varicela atenuada.

A Vacina Meningocócica C (conjugada) agora passa a ser disponibilizada também para Adolescentes de 11 a 14 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A outra mudança refere-se a pessoas que irão viajar para fora do Estado do Ceará com a inserção de novas áreas de recomendação para a vacina da Febre Amarela. Foram inseridos territórios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Bahia. Em caso de viagem para às áreas endêmicas, a população, na Idade de 9 a 59 anos, deve apresentar o comprovante da passagem de destino na Secretaria de Saúde.

Prefeitura inicia distribuição de sementes do Hora de Plantar

A partir desta segunda-feira (22) a Prefeitura de Ararendá e a Ematerce começarão a entrega das sementes selecionadas do Programa Hora de Plantar. Neste ano de 2018 espera-se distribuir para os mais de 1200 agricultores inscritos cerca de 24 toneladas de sementes selecionadas de milho híbrido, feijão guandu além de mudas de mogno africano, palma forrageira e caju anão precoce.

A distribuição direta e os estímulos indiretos da utilização de sementes de alta qualidade e produtividade, recomendadas por instituições de pesquisa, a exemplo da EMBRAPA, estão contribuindo para que o aumento na produção de grãos sejam mais adaptados ao nosso clima semiárido e menos dependentes das precipitações pluviométricas. É fato comprovado que nos anos de pluviosidade normal o Município consegue significativas produções agrícolas, suficientes para atender parte do consumo local.

Para receber a semente o agricultor inscrito no programa deve se dirigir ao posto da Ematerce situado na Rua Patriolino Gomes, centro, portando CPF e comprovante de pagamento do boleto de 2017.  A distribuição obedecerá uma agenda programada pela equipe coordenadora.

DIA 22 DE JANEIRO DE 2018 (SEGUNDA-FEIRA)

Piauí, Violete, Seixo, Santo Antonio, Itaurú, Cosmos, Aurora, Ingá, Oiticica, Lindóia, Riacho do Mel, Bom Principio, Izidia, Lagoa da Formiga, Barros, Lagoa dos Bois.

 

DIA 23 DE JANEIRO DE 2018 (TERÇA-FEIRA)

Siriema de Baixo, Siriema de Cima, Saramanta, Vila Nova, Cabelo do Negro, Barriguda, Bemfinca, Angola, Lagoa Grande.

 

DIA 24 DE JANEIRO DE 2018 (QUARTA-FEIRA)

Caiçara, Santana, Bonfim dos Vitor, Emburaninha, Fazenda Nova, Carnaubinha, Extremas, Água Branca, Assentamento Vitória, Boa Vista, Lopes, Poty, Diamante, Mufumbo, Ramadinha.

 

DIA 25 DE JANEIRO DE 2018 (QUINTA-FEIRA)

Lagoa do Peixe, Lagoa de Dentro, Bonfim dos Carrilhos, Olho D’Água, Baixio, Veremos, Ribeiro, Sede, Tombador, Pedra Branca.

 

Pais ou responsáveis tem até dia 20 de janeiro para matricula ou rematrícula nas Escolas de Ararendá

Tiveram início, as matrículas e rematrículas para a rede municipal de ensino em Ararendá. Pais ou responsáveis devem procurar a escola municipal ou centro municipal de educação infantil mais próximo de sua casa até dia 20 de Janeiro para matricular seus filhos na educação infantil ou ensino fundamental.

Para alunos novatos é preciso apresentar no ato da matrícula pasta, cópia dos documentos pessoais e cartão do SUS além do documento recebido na creche, no caso da educação infantil. Em caso de transferência, é preciso também pedir o histórico escolar ou declaração da escola de origem.

A equipe da Secretaria de Educação está a apostos para eventuais dúvidas dos pais ou responsáveis. Segundo o Secretário de Educação Alécio Almeida o município de Ararendá possui as melhores escolas da região. “Todas as escolas são bem avaliadas e já receberam inclusive prêmios Escola Nota 10. Todas são bem equipadas e estão prontas para receber nossos jovens.” Reforçou o secretário.

Comunicação: Prefeitura cria conta no instagram

A partir de agora, a Prefeitura de Ararendá passa a adotar a plataforma Instagram para divulgar as ações e manter o diálogo aberto com o cidadão nas redes sociais. O perfil @prefeituradeararenda  vai promover as ações no Município.

Juntamente com o Facebook, o Instagram compõe o grupo de redes sociais adotadas pelo Município de Ararendá. No Facebook, a fanpage @PrefeituradeArarendá conta com 4.858 curtidas e um alcance médio de 9 mil usuários, com pessoas que recebem, diariamente, informações em tempo real dos serviços prestados pela Prefeitura de Ararendá.

 

Os canais de comunicações sociais tem como principal objetivo ser um instrumento de informação, divulgando serviços, ações, campanhas e eventos que influenciem diretamente a vida das pessoas. Aliado as redes sociais, o site institucional do Município www.ararenda.ce.gov.br disponibiliza para o cidadão notícias, serviços e transparência pública da gestão.

 

O Município de Ararendá tem focado seus esforços em abrir canais de comunicação a fim de estabelecer o diálogo com o cidadão, usando as redes sociais. “Queremos estar presentes onde o cidadão busca informações, conversa e tira dúvidas. Então, aos poucos, vamos solidificando os canais que já temos e criando novos espaços de discussão na internet. Isso é acesso à informação, diálogo real com as pessoas e transparência pública”, resume o prefeito Aristeu Eduardo.

Prefeitura abre inscrições para o curso de Apicultura

A Secretaria de Agricultura e a EMATERCE estão abrindo as inscrições para o curso de capacitação técnica voltado à apicultura. As inscrições poderão ser feitas na Sede da Secretaria das 8:00h às 14:00h de segunda a sexta-feira. O curso será ofertado para todos os agricultores e pessoas interessadas na área e o conteúdo programático vai desde o manejo do desenvolvimento de enxames, equalização de enxames, a colocação de melgueiras, coleta e processamento do mel, entre outros temas pertinentes a cultura.

apicultura produz mel, cera, própolis, geleia real, contribui para a polinização e pode ser praticada em pequena escala. Ararendá se destaca no cenário estadual como uma das maiores produtoras de mel de abelha. Vários investimentos estão previstos para impulsionar a produção de mel do Município, uma delas é a construção de uma centro de beneficiamento de mel onde serão destinados recursos na ordem de R$ 336.763,00 para a construção e compra de equipamentos.

Obras para estrada que ligará Ararendá a Ipueiras já está licitada

Na manhã desta quarta-feira, dia 03 de janeiro, aconteceu a licitação para a escolha da empresa responsável pelas obras de pavimentação da estrada CE-189 que ligará Ararendá a Ipueiras. A abertura dos envelopes aconteceu na Central de Licitações do Governo do Estado do Ceará e contou com 11 empresas participantes e a empresa CBC – Construtora Batista Cavalcante LTDA ofereceu o menor lance.

A estrada deve alavancar o desenvolvimento econômico da região melhorando a vida dos pequenos, médios e grandes produtores ajudando efetivamente no escoamento da produção agrícola visto que o Município ocupa uma posição privilegiada no cenário regional como um grande produtor de milho e feijão.

Na sua rede social, o Prefeito Aristeu Eduardo se mostrou bastante feliz com a notícia e destacou a parceria com o Governador Camilo Santana. A obra deve custar para o Governo do Estado algo em torno dos R$ 17 milhões de reais, recursos oriundos do Programa Viário de Integração e Logística Ceará IV.

Prefeito Aristeu entrega 05 residências em Saramanta e Siriema

Como primeiro ato da gestão neste ano de 2018, o Prefeito Aristeu Eduardo acompanhado da Primeira-Dama Rachel Eduardo entregou na manhã desta terça-feira (02) cinco residências nas comunidades de Siriema e Saramanta, tornando realidade o sonho da casa de alvenaria para as famílias beneficiadas. As casas foram construídas com recursos do ministério da saúde através da Fundação Nacional da Saúde com contrapartida da Prefeitura de Ararendá.

Ao todo serão entregues no Município 11 casas até o final do ano. O objetivo é melhorar as condições de moradia dessas famílias, construindo as casas de alvenaria e demolindo as casas de taipa. Assim, facilita o controle da Doença de Chagas, causada pelo Barbeiro, já que este inseto costuma se esconder nas rachaduras das paredes de barro. As residências entregues hoje pelo Prefeito e pela Primeira-dama possuem sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço, sendo construídas com materiais de primeira qualidade.

O Prefeito Aristeu Eduardo ressaltou a alegria de poder estar entregando as residências. “Me sinto feliz, neste primeiro dia de trabalho do ano de 2018 em poder entregar para essas cinco famílias essas residências. Ainda serão entregues mais 06 casas até o final do ano.” Ressaltou.

Academia da Saúde: Ararendaenses dispõem de equipamento e profissionais para prática de atividades físicas

A atividade física é, sem dúvida,  benéfica em todas as fases da vida quando praticada sob a orientação de bons profissionais. Na terceira idade, exercitar o corpo é fundamental, principalmente para manter o bom condicionamento físico, evitando problemas cardíacos e fortalecendo a musculatura.

Pensando nisso a academia da Saúde em Ararendá, começou suas atividades nesta quarta-feira (10) ,para os usuários que se inscreveram, para desenvolverem ações de práticas corporais, atividades físicas, alimentação saudável, artes, educação em saúde, danças e  mobilização comunitária, entre outras, que complementam, apoiam e potencializam as ações desenvolvidas pelas equipes de saúde das Unidades Básica de Saúde.

Todas as atividades são acompanhadas por profissionais e orientadores de educação física. A academia está funcionando de Segunda à sexta-feira no Bairro Varjota, na Sede do Município. As atividades começam logo cedo a partir das 5h da manhã e vai até as 9h. Durante a tarde as atividades começam a partir das 16h e seguem até às 20h.  Para mais informações procure o polo da academia ou procure uma Unidade Básica de Saúde.

Ararendaenses comemoram os 27 anos de Ararendá

Foi com grande participação popular que aconteceu na noite desta quinta-feira (21) a festa de 27 anos de emancipação política do Município de Ararendá. Os ararendaenses cantaram os parabéns para a cidade ao som do forró animado e contagiante das Bandas Canários do Reino e Nego Rico e Forró do Movimento. Estiveram presentes na festa o Prefeito Aristeu Eduardo acompanhado da Primeira-Dama Rachel Eduardo, secretários municipais além de vereadores e lideranças. Os deputados José Guimarães e Moisés Braz marcaram presença durante todos os eventos ao longo do dia no Município e também participaram da festa a noite. O Prefeito de Nova Russas Dr. Rafael Pedrosa também esteve prestigiando o evento.
A festa de emancipação do município se tornou tradição e já faz parte do calendário cultural do município a exemplo da festa de encerramento do padroeiro em julho. Neste ano, o evento contou com todo apoio logístico do Governo do Estado do Ceará. Para abrilhantar ainda mais a festa, um show pirotécnico iluminou o céu de Ararendá para comemorar o aniversário da cidade.
Os ararendaenses tem muito o que comemorar. Com o propósito de melhorar a economia do Município durante os festejos a Prefeitura pagou neste dia 21/12 o salário de dezembro de todos os funcionários, finalizando o calendário de pagamento do ano de 2017. Um feito realizado pela atual gestão visto que poucos municípios do Ceará conseguiram equilibrar as finanças públicas nesse findar de ano.

 

Assentamento Itaurú recebe obras de pavimentação

Na tarde desta quinta-feira (21), Assentamento Itaurú recebeu o Prefeito Aristeu Eduardo, o Deputado Federal José Guimarães e o Deputado Moisés Braz para a entrega das obras de pavimentação em pedra tosca na comunidade. Foram realizados mais de 5.600m2 de pavimentação da melhor qualidade que incluiu drenagem superficial e meio fio de concreto somando investimentos em mais de 235 mil reais.
Na ocasião os moradores foram surpreendidos com mais investimentos onde o Deputado Guimarães e o Deputado Moisés Braz assinaram a ordem de serviço de uma quadra poliesportiva de alto padrão no valor de 390 mil reais. Recursos liberados através de emenda parlamentar. Segundo o Prefeito Aristeu mais comunidades serão beneficiadas com calçamento entre elas está o Distrito de Ramadinha, a comunidade de Cabelo do Negro e vários bairros da Sede de Ararendá.
Segundo o Senhor Antonio Cícero, morador de Assentamento Itaurú, a comunidade recebeu com alegria a obra. “No verão era muito ruim, sofríamos com poeira dentro de casa, no inverno, a lama era grande. Graças a Deus acabou nosso sofrimento.” Ressaltou.