Escola de Cabelo do Negro recebe cisterna de placa

A Escola de Ensino Fundamental José Alves de Sena, na comunidade de Cabelo do Negro, foi a primeira escola no município a receber cisterna de placa, ao todo 11 escolas serão beneficiadas com os equipamentos que tem por objetivo garantir a segurança hídrica para as atividades escolares.

A cisterna terá capacidade de acumular 52 mil litros de água potável e tem um tempo médio de armazenamento de 8 meses, o sistema também permite o reabastecimento de água com carros pipa que está atendendo a escola com distribuição de água na cisterna enquanto não começa o período de chuvas. A construção foi possível graças à parceria da Prefeitura de Ararendá com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará – FETRAECE.

Serão beneficiadas com a construção de cisternas as escolas Firmino José e Creche Arco Íris em Lagoa de Santo Antonio, Maria Amélia de Veremos, 03 de dezembro de Assentamento Vitória, Francisco Mourão Lima na Sede, Francisco Rodrigues Veras de Bom Princípio, Raimundo Domiciano Peixoto de Lagoa dos Bois,  Antonio de Sousa Barros de Ramadinha, Francisco de Paula Filho de Lagoa do Peixe e Saturnino Abreu Memória de Itaurú.

 

Levar saúde até as Escolas é uma meta da Prefeitura de Ararendá para 2018

A Secretaria Municipal de Saúde de Ararendá  fez a apresentação nesta sexta-feira (17),no distrito de Santo Antônio do Programa Saúde na Escola (PSE), que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Criado pelo Ministério da Saúde, o programa é uma estratégia que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos educandos.

As ações de educação e saúde do PSE ocorrem nas escolas que aderirem ao programa. No distrito de Santo Antonio a apresentação ocorreu na Escola Firmino José, onde  diversos Profissionais do programa estiveram explanando sobre o Projeto. Na ocasião, os alunos apresentaram uma mini peça teatral sobre  o programa para a comunidade local. As atividades que serão realizadas com o apoio de professores  irão abordar tópicos abrangendo atualização vacinal; saúde bucal, ocular, auditiva; combate à DST/Aids e orientação sexual; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; combate ao aedes aegypti; combate à doenças em eliminação; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; atividades e práticas corporais e promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos.

Parceria

A secretária municipal de Saúde, Jacyra Eduardo, destacou a parceria com a secretaria de Educação. “Estamos realizando um trabalho que está levando mais saúde para nossos alunos”, disse.

O secretário municipal de Educação, Alécio almeida, disse que políticas públicas sérias resultam em benefício para todos e destacou a participação dos profissionais. “Estamos trabalhando em conjunto. Agradeço as equipes da saúde e aos professores que estão trabalhando para beneficiar nossos alunos e suas famílias”, finalizou.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ararendá fez a apresentação nesta sexta-feira (17),no distrito de Santo Antônio do…

Publicado por Prefeitura de Ararendá em Segunda, 20 de novembro de 2017

 

Programa Saúde na Escola leva orientação para comunidade escolar

Com o objetivo de desenvolver ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes, a Secretaria de Saúde de Ararendá em parceria com a Secretaria de Educação, está realizando o Programa Saúde na Escola (PSE).

As atividades são realizadas mensalmente em Todas as escolas e Creches da rede municipal de ensino pelos profissionais que integram o programa Saúde da Família, beneficiando todos os alunos regularmente matriculados nas escolas públicas.

A iniciativa vem da importância do envolvimento da família, comunidade e profissionais, na efetividade do desenvolvimento das ações, para melhor oferecer uma saúde e educação integral para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública.

O Programa Saúde na Escola tem como meta principal  levar orientações sobre saúde aos pais, alunos, professores e comunidade escolar por meio de eventos. Uma das comunidades que serão beneficiadas pelo programa é o Distrito de Lagoa de Santo Antonio, a apresentação do Programa Saúde na Escola para a comunidade ocorrerá na Escola Firmino José, no dia 17 de novembro, às 7:30hs da manhã e contará com a participação dos profissionais da saúde e educação.

 

Prefeito Aristeu Eduardo divulga o calendário de pagamento de final de ano dos servidores

O Prefeito Aristeu Eduardo anunciou nesta manhã de segunda-feira (13) através da sua rede social a agenda de pagamentos de final de ano da Prefeitura de Ararendá.  O calendário prevê as datas de pagamento destinadas à todos os funcionários do mês de Novembro, que será pago dia 30/11 e inclui a data de pagamento da segunda metade do décimo terceiro, que está previsto para ser pago no dia 11 de dezembro para todos os servidores.

Apesar do cenário de crise que vive o país, o executivo municipal tem conseguido honrar compromissos e manter em dias os salários dos servidores. Isso mostra o empenho da administração, que prioriza o funcionalismo garantindo que possam realizar seus planejamentos.

Segundo o Prefeito Aristeu foi preciso muito empenho e preparação por parte da atual gestão para conseguir fechar a agenda de pagamento “Começamos a semana com uma ótima notícia! Depois de muita organização e ajustes divulgamos em primeira mão o calendário de pagamentos para esse final de ano da Prefeitura de Ararendá. Desde o começo do ano estamos mantendo os salários em dia e para o final de ano não poderia ser diferente. A divulgação da agenda de pagamentos também é boa para o comércio local, pois oportuniza uma data para movimentar o comércio e consequentemente aquecer as vendas de final de ano.” Destacou.

Comarca de Ararendá permanece e será sede regional

O Governador do Estado do Ceará sancionou nesta semana a Lei nº 16.397 que dispõe sobre a organização judiciária do Ceará. Nas disposições preliminares a Lei estrutura o funcionamento do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, observando os princípios definidos na constituição.  Segundo a Lei, o Município de Ararendá será Sede de jurisdição e os municípios de Poranga e Ipaporanga serão vinculados diretamente a comarca de Ararendá.

O texto original recebeu emenda do Deputado Moisés Braz em comum acordo com a presidência do Tribunal de Justiça do Ceará o que possibilitou que Ararendá se transformasse em Sede da Comarca. A Presidente da Câmara, vereadora Rachel Eduardo ressaltou que o apoio de todos os vereadores, entidades e organizações sociais foram importantes no processo de conscientização.  “Apoios como da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Diocese de Crateús, Sindicatos e da Prefeitura de Ararendá através do Gabinete do Prefeito Aristeu e do vice-prefeito Dr. Luiz foram essenciais.” Ressaltou.

A Lei entrou em vigor na última terça-feira, dia 14 de novembro, e foi publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará. Outra mudança é que até julho de 2018, o Estado do Ceará deve estar com 60% dos seus processos virtualizados. A proposta é que até 2020 não existam mais processos físicos.

Drogas é tema de curso destinado aos agentes de saúde em Ararendá

Cerca de 36 agentes comunitários de Saúde de Ararendá participaram nessa semana do início do curso formação em Saúde Mental. Com ênfase nos problemas relacionados com o uso de crack, álcool e outras drogas, o projeto de formação, que tem carga horária de 60hs, foi pactuado entre as instituições do SUS e as Escolas de Saúde Pública, visando estimular o desenvolvimento de estratégias para melhorar o acolhimento dos usuários e a qualificação dos profissionais.

O curso apoia-se no reconhecimento da inserção dos ACS nas regiões, a incidência do uso de álcool e outras drogas e sua relação com os agravos nas condições de saúde. A capacitação, atualização e reflexão crítica direcionadas aos conhecimentos específicos sobre os diferentes aspectos do uso, abuso e dependência das substâncias psicoativas habilita-os para o desenvolvimento de medidas preventivas e intervenções no trabalho do Município, na rede local em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.

Ararendá ganhará uma brinquedopraça

Nesta última semana, os ararendaenses receberam a notícia de que o Município de Ararendá foi contemplado com uma Brinquedopraça pelo Programa Mais Infância Ceará. A notícia foi anunciada em vídeo enviado pela primeira da do Estado do Ceará Onélia Santana ao Prefeito Aristeu Eduardo.

A brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a doze anos, integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. O espaço é cercado e com área de 200m² com brinquedos como: casinha dupla com dois escorregadores, casinha dupla com um escorredor, duas gangorras, dois cavalinhos de mola e dois escorregadores com balanço triplo. A contrapartida da prefeitura de Ararendá é garantir a praça em bom estado de conservação, arborização do local e manutenção dos brinquedos.

 

Ararendá reduz os casos de dengue em 86,55%

O número de casos de doenças atribuídas ao mosquito transmissor da dengue registrados em Ararendá, entre 2016 e 2017, diminuiu em 86,55% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados sobre essas arboviroses são da Vigilância Epidemiológica de Ararendá e foram divulgados nesta semana pela prefeitura através do último levantamento rápido do índice de infestação por Aedes aegypti (LIRAa)

Segundo os dados, no ano de 2016 o município de Ararendá teve 140 casos confirmados de febre chikungunya e no ano de 2017 apenas 16 casos foram confirmados. O município em 2016 teve ainda 191 casos confirmados de dengue e nesse ano apenas 25 casos foram confirmados.

O resultado positivo é atribuído ao trabalho preventivo intensificado em bairros prioritários pela Secretaria Municipal da Saúde através dos agentes de endemias, como mutirões seriados de limpeza, ações de varredura, monitoramento constante e eliminação de larvas em pontos como praças e outros tipos de logradouros públicos onde há possibilidade de acumulo de água. A contribuição da população ararendaenses também foi fundamental.

 

Prefeitura abre inscrições de Bolsistas para o Programa Bolsa Esporte

A Prefeitura Municipal de Ararendá através da Secretaria da Juventude, Cultura e Desporto está com as Inscrições Abertas para o Bolsa Esporte. O Programa implantado junto com o Governo do Estado visa proporcionar o desenvolvimento humano e esportivo dos bolsistas contemplados. No total serão oferecidas 704 bolsas no Nível I, onde serão observados critérios de avaliação para a concessão da bolsa.

As inscrições do Projeto Bolsa Esporte vão até Sexta-Feira (17/11) e poderão ser feitas na Secretaria da Juventude, Cultura e Desporto situada na Rua Pinto Bastos, ao lado do Centro do Idoso, os interessados em participar devem portar RG, CPF e Comprovante de Endereço do Participante (se maior de idade); e os documentos do responsável (se menor de idade).

O Programa tem o propósito de conceder bolsas para crianças e jovens do Município que necessitam de apoio financeiro para desenvolverem a prática esportiva.

Estrada Ararendá Ipueiras: Prefeitura recebe solicitação de licença ambiental do DER

O avanço nas documentações das obras da estrada que irá ligar Ararendá ao Vizinho Município de  Ipueiras continuam em ritmo acelerado. Nesta terça-feira(07), a Prefeitura de Ararendá através do Gabinete do Prefeito Aristeu Eduardo recebeu um oficio encaminhado pelo Departamento Estadual de Rodovias DER a fim de pedir anuência para o licenciamento ambiental da obra junto a SEMACE.

O Licenciamento ambiental é um Instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, que foi estabelecida pela Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. A principal função desse instrumento é conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente.

Segundo o Prefeito Aristeu Eduardo a documentação deve ser encaminhada por parte do Município no mais rápido possível para que seja efetivada a liberação ambiental para o início das obras.

A Reestruturação da CE-189 que ligará Ararendá a Ipueiras é uma obra do Governo do Estado do Ceará através do Programa Ceará de Ponta a Ponta. A estrada representa R$ 30 milhões em investimentos e tem um total de 29,3 km, sendo 8 km dentro do município de Ararendá, onde liga a sede às localidades de Cabelo do Nego e Barriguda.